domingo, 27 de outubro de 2013

MINHA DEVOÇÃO A SÃO JUDAS TADEU

Como de costume, o mesmo hábito de tanta gente que passa pela Praça da Matriz, entrei na igreja para ouvir um pensamento divino e refrescar o calor daquela tarde de primavera. Precisava de inspiração para tirar algumas minhocas da cabeça adolescente que fervilhava de dúvidas e sentia desejos de mudanças. Como qualquer outro jovem, eu também ansiava por respostas rápidas para aqueles sentimentos desconhecidos: trocar de cidade? Abandonar os estudos? Perdoar e esquecer brigas familiares? Buscar um caminho profissional em outros cantos? Permanecer em um amor platônico? Dar chance para quem gostava de mim? Confiar em Deus?

Sempre que podia, sentava em frente ao Santíssimo Sacramento à procura de uma voz que dissesse o que fazer naquele momento de amargura. Rezava. Chorava. Ouvia os pombos procurando um vazio espaço, entre os vitrais quebrados, para fugir do clima aconchegante da construção sagrada. As aves queriam liberdade e eu queria entendê-la. Sentir-se livre era uma meta constante, porém eu não sabia como conquistá-la no coração. Ele estava preso aos pecados da mente. Foram distrações bobas para quem estava aprendendo a viver. Umas coisas de “aborrecente”.

Era outubro. No pequeno altar esquerdo da igreja, aos pés da imagem de Nossa Senhora das Graças, um amontoado de papéis voou, espalhando-se pelos ladrilhos que sustentavam o famoso órgão usado como auxiliar da voz potente do professor Elvino. Não havia ninguém para testemunhar o fato. Não ventava lá fora. Educadamente, fui recolhendo os santinhos de orações sem dar importância para as imagens, contudo uma frase no rodapé chamou a atenção: imprima mil exemplares ao alcançar uma graça. Naquele instante, aquele sopro misterioso provocou meu encontro com a fé. Curioso e esperançoso para que meus problemas fossem resolvidos rapidamente, sentei ali mesmo no degrau para rezar para o santo das causas perdidas. Nascia minha devoção a São Judas Tadeu.

Quem seria aquele santo com o nome do traidor, desconhecido pela minha pequena referência cristã, mas com tamanha força para acudir os aflitos e desesperados? Não importava quem ele era. Subitamente já estava aliviado daquelas angústias e, em poucos dias, sua imagem estava instalada numa cantoneira, iluminada por velas, acima do travesseiro que tanto ouvia minhas dores e secava intensas lágrimas. Ganhou lugar nas súplicas durante a oração do terço, nos pedidos de melhorias, na divulgação do evangelho.

Fui salvo por ele e, em gratidão, compartilho um pouco de sua história. Representado por diferentes visões artísticas e lendas contadas pelos fiéis, o santo, que foi apóstolo, traz um machado nas mãos, ou um cajado, para mostrar como ele se tornou um mártir: morreu decapitado por afiado instrumento quando anunciava as verdades de Jesus, no dia 28 de outubro do ano 70, na Pérsia, atual Iraque. No outro braço, um livro para simbolizar um dos seus mais fortes instrumentos de pregação: a palavra.

São Judas Tadeu conforta os desanimados, os sofridos, os que se distanciam da fé, por meio do seu testemunho, desde quando foi iluminado em pentecostes, e saiu pelo mundo levando os ensinamentos de Cristo. Sou devoto a ele por amor e, quem sabe, pela intervenção de Nossa Senhora do Bom Despacho, que me concedeu e concede tantas bênçãos. Em 28 de outubro, lembremos deste maravilhoso seguidor do Filho do Altíssimo.

História de São Judas Tadeu
(texto publicado no site da Igreja de São Judas Tadeu, em Belo Horizonte, no Bairro da Graça. http://www.saojudasbh.com.br/Conteudo/5/

São Judas Tadeu era apóstolo e parente consanguíneo de Jesus.

Nasceu na Galileia. Seu pai foi Alfeu ou Cléofas, irmão de São José e um dos discípulos a quem Jesus apareceu depois da ressurreição, no caminho de Emaús.

Sua mãe, Maria Cléofas, prima-irmã de Maria Santíssima, esteve ao pé da cruz juntamente com Maria Madalena.

São Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago Menor, apóstolo, José, chamado o Justo, Simão, segundo bispo de Jerusalém, e Maria Salomé, mãe dos apóstolos São Tiago Maior e São João Evangelista.

São Judas Tadeu foi um dos mais fervorosos apóstolos. Pregou a doutrina do Divino Mestre, em meio aos maiores sofrimentos e perseguições, na Judéia, Samaria, Iduméia e, principalmente, na Mesopotâmia, onde converteu inúmeras almas ao cristianismo.

São Judas Tadeu selou sua fé com o martírio, na Pérsia, aos 28 de outubro, dia em que a Igreja festeja o grande apóstolo. Seus restos mortais foram depositados na Babilônia.

Quando os maometanos se apoderaram da Pérsia, as santas relíquias foram levadas para Jerusalém. No ano 80, Carlos Magno fêlas transportar para a Basílica de São Saturnino, em Tolouse, na França. Mais tarde, foram transladadas para a Basílica de São Pedro, em Roma, onde inúmeros peregrinos vão venerá-las.

Desde os primeiros tempos, foi São Judas Tadeu invocado como patrono nas grandes necessidades, porém, por causa da inominável traição de Judas Iscariotes, o nome de Judas caiu em tal desprezo e tornou-se tão odioso e difamado que o santo apóstolo ficou quase esquecido. Por isso quis Nosso Senhor reabilitar o bom nome desse apóstolo e Ele mesmo, em aparição à Santa Brígida, aconselhou-a que invocasse com grande confiança São Judas Tadeu (o amável, o amoroso), prometendo socorrer a todos que, com firme confiança, recorressem a esse grande Santo nos casos mais desesperados.

Um doutor da Igreja diz: “Entre os devotos de São Judas Tadeu, poucos são aqueles que, nas doenças, nas tentações, no desespero, no medo e na aflição, na calúnia e na maledicência, na pobreza e, mesmo onde toda a esperança parece vã, tendo implorado com fervor a intercessão de São Judas Tadeu, não tenham encontrado auxílio e alívio para os seus males”.

Oração a São Judas Tadeu
São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça... Que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. São Judas Tadeu, rogai por nós! Amém!

Ladainha de São Judas Tadeu

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus, Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus, Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Jesus, filho de Deus vivo, tende piedade de nós.
Jesus, filho da Virgem Maria, tende piedade de nós.
Jesus, Mestre dos Apóstolos, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Maria, Rainha dos Apóstolos
São Judas Tadeu, consanguíneo de Jesus, Maria e José
Apóstolo glorioso
Apóstolo perseverante
Verdadeiro imitador de Jesus
Amante da pobreza
Modelo de humildade
Símbolo da paciência
Lírio da castidade
Chama do amor divino
Estrela da santidade
Vaso da graça divina
Testemunho da fé
Terror dos infernos
Grande taumaturgo
Coluna da Igreja
Refúgio dos pecadores
Amparo dos necessitados e atribulados Especial padroeiro dos casos desesperados Abrigo seguro e patrono dos vossos devotos,
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Pelos merecimentos de São Judas Tadeu, nós vos rogamos, ouvi-nos, Senhor.
Pelas suas palavras e ações, nós vos rogamos, ouvi-nos, Senhor.
Pelos seus milagres, nós vos rogamos, ouvi-nos. Senhor.
Pelo glorioso martírio, nós vos rogamos, ouvi-nos. Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos. Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade nós, Senhor.
V - Rogai por nós. São Judas Tadeu.
R- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin